Você quer ter uma equipe de alta performance? Desenvolva os talentos de seus colaboradores

Jarbas

Jarbas da Vitória Junior em MoveYouUp
Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial.É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico,Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.
Jarbas

Todo líder busca formar uma equipe que atenda suas expectativas, seja proativa, tenha alta produtividade e esteja caminhando junto com os interesses da organização. Mas essa não é uma tarefa fácil, são necessários processos bem alinhados desde o recrutamento e seleção até a adequação do ambiente de trabalho para estimular os comportamentos necessários para o desenvolvimento das equipes.

Formar uma equipe de alta performance pode melhorar a lucratividade da empresa, incrementar o conhecimento organizacional e incentivar a inovação constante.

Mas o que é uma equipe de alta performance e como desenvolver uma na sua empresa?


O que é uma equipe de alta performance?

Equipes de alta performance são aquelas que buscam alcançar a visão e a missão da empresa, cumprindo seus valores e atuando com comprometimento, eficiência e eficácia na busca do atingimento dos objetivos organizacionais.

Há características comuns nos integrantes de equipes de alta performance, como atuar em conjunto com os demais membros da equipe buscando a integração do conhecimento de todos em busca do conhecimento da equipe,  a busca pelo desenvolvimento constante por meio de qualificações técnicas e comportamentais, foco na inovação dos processos, proatividade, abertura e receptividade às mudanças e busca constante pela melhoria dos resultados para organização.

Dentro de equipes de alta performance a procura é pelo desenvolvimento coletivo, com baixa competitividade entre os companheiros de trabalho. O objetivo é o auxílio mútuo, pois há o entendimento de que cada peça é fundamental para o sucesso.

O papel do líder neste tipo de equipe é de orientar qual direção o time deve seguir e possibilitar espaço para criação e desenvolvimento.

Este tipo de equipe não lida bem com estruturas muito fixas de trabalho individual, pelo grau de conhecimento técnico e responsabilidade, cada colaborador fica responsável por definir como irá executar sua função, porém, sem sair das diretrizes organizacionais.

Em alguns casos jornadas de trabalhos flexíveis, possibilidades de mudança do ambiente de trabalho e estímulo a socialização podem ser boas opções para equipes de alta performance.

Quando temos equipes de Alta Performance dentro das organizações, verificamos os seguintes eventos ocorrendo sistematicamente, quais sejam:

  • Menor ocorrência de conflitos e quando ocorrem são gerenciáveis;
  • Relação de confiança entre os membros da equipe e sua liderança;
  • Todos possuem funções, atribuições e objetivos bem definidos;
  • Ambiente normalmente mais descontraído;
  • Esforços direcionados para prioridades da equipe e não individuais.

 Agora você já sabe identificar equipes de alta performance, mas como formar uma ou transformar a sua?

Como criar uma equipe de alta performance ou tornar sua equipe deste nível?

O primeiro passo é saber se sua organização comporta esse tipo de equipe, já que é necessário possuir processos bem estruturados e ambiente empresarial propício para o surgimento dessa equipe, mas também existem pontos de atenção no desenvolvimento humano.

Para criar uma equipe de alta performance o passo a passo irá te ajudar:

  1. Tenha divisão de funções bem estruturadas: Este ponto é importante, é preciso saber quem faz o quê e quais resultados são esperados de cada colaborador e como o seu trabalho contribui para a equipe como um todo;
  2. Faça uma boa seleção: Durante a contratação ou mudança para um novo cargo é preciso observar se o perfil é adequado para vaga;
  3. Reconheça boas práticas: Sempre reconhecer, e quando possível, recompensar a qualidade do serviço e atitudes de proatividade e inovação;
  4. Não estimule a competição entre colaboradores: Existem formas de elaborar uma competitividade saudável na organização, mas nunca estimulando um funcionário sobressair ao outro. Uma equipe rema na mesma direção, o barco não anda se os marinheiros remarem em ritmos diferentes;
  5. Incentive a comunicação aberta: Ambientes com fofocas podem ter muitas inimizades, comprometendo assim a boa formação da equipe;
  6. Abra espaço para treinamento e desenvolvimento: É preciso fornecer oportunidades para treinamento e desenvolvimento, seja pessoal ou da equipe.
  7. Não tire a equipe de seu objetivo: As equipes de alta performance devem caminhar rumo a objetivos específicos, desviar os focos de seus esforços pode atrapalhar o desenvolvimento.
  8. Dê tempo para aperfeiçoamento: Caso esteja mudando ou montando agora sua equipe é preciso saber que esta formação leva tempo, embora alguns sinais nos colaboradores já possam ser notados desde o princípio, como é o caso de possuir comprometimento com a empresa e vontade de aprender e proatividade, é preciso ter paciência, pois a consistência da equipe virá a partir dos desafios diários.

 Embora seja um esforço grande, formar uma equipe de alta performance é uma recompensa que traz muitos benefícios a organização, já que em empresas que possuem este tipo de colaboradores tem uma rotatividade menor, possuem conhecimento e comprometimento organizacional, tem foco em resultados e conseguem alavancar os ganhos da empresa.

Com esforço e planejamento todo gestor pode conseguir transformar sua equipe em uma equipe de alta performance, basta querer e se dedicar a esse objetivo.

About The Author
Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial. É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico, Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.