Jarbas
Últimos posts por Jarbas (exibir todos)
- Aumente seus resultados com a Inteligência Emocional - 11 de agosto de 2019
- Você quer ter uma equipe de alta performance? Desenvolva os talentos de seus colaboradores - 11 de agosto de 2019
- Storytelling: Uma poderosa ferramenta para gestão de pessoas - 11 de agosto de 2019
A arte de contar histórias encanta o ser humano desde a antiguidade, em Roma a encenação das comédias e o drama das tragédias atraiam todos da cidade, a Bíblia conta a história da humanidade, Drummont fala de uma flor e uma moça, nos encontros de família são passadas as trajetórias dos avós, enfim, existem histórias reais, outras nem tanto, mas fato é que todas nos envolvem e emocionam.
O ato de contar uma história, narrativamente, é fundamental para criação de uma identidade, é como dizer para uma criança “Então, você estava na barriga da mamãe, nasceu, era um bebezinho…”, no pequeno cérebro se criaram conexões que possibilitam a formação de uma personalidade própria.
Extrapolando o âmbito pessoal, o storytelling, em tradução livre para o português, contar de histórias, traz esse recurso para o ambiente empresarial, seja para contar a história da própria organização, da criação de um produto ou da determinação de um objetivo.
Essa maneira de se comunicar traz um engajamento muito grande nas pessoas e a sua correta utilização no ambiente corporativo pode ser muito benéfica no desenvolvimento dos colaboradores de sua organização.
Vamos conhecer um pouco mais sobre storytelling.
Vantagens de utilizar o storytelling
É comprovado cientificamente que, ao escutarmos uma história, nosso corpo não reage passivamente, pelo contrário, as conexões neurais ficam ativas, reagindo empaticamente aos acontecimentos ouvidos, até por isso nos emocionamos ao ver um filme ou rimos com determinadas piadas.
Ao utilizar o storytelling, a empresa está mais que apresentando um conceito, mas envolvendo os sentimentos dos ouvintes, criando identificação e o aproximando do fato.
Além disso, o ritmo da narrativa auxilia na concentração e no foco, atenção esta que poderia não ocorrer se fosse apresentado de outra maneira.
Especificamente quando falamos de Recursos Humanos, o envolvimento é fundamental para a motivação, e este pode ser gerado pelo storytelling.
É esperado que isso ocorra, já que a “voz” de nossa consciência tende a construir automaticamente narrativas para fatos cotidianos, como afirma Jonathan Gottschall, em seu livro: O contar de histórias animal – Como histórias nos faz humanos.
Wiley Brand, em Business Storytelling for dummies, ressalta que histórias também podem representar maneiras eficientes de reduzir muitas informações de maneira prática e eficiente, pois são passadas de forma lúdica e leve, o que contribui para a assimilação e retenção por parte dos colaboradores.
Entendendo os benefícios que o Storytelling traz para organização, vamos partir para o passo-a-passo de como converter fatos em histórias inspiradoras.
Como criar uma narrativa storytelling?
É preciso ter em mente que, quando falamos do ambiente organizacional, o Storytelling é uma maneira de comunicar algo, e não a criação de uma história nova, ou seja, para agir de forma ética, não se deve inventar nada, e realizar tudo baseado na verdade.
O passo a passo a seguir irá te orientar em como produzir uma história para traduzir sua trajetória para a linguagem da sua empresa:
1 – Estabeleça uma ordem cronológica: Uma boa narrativa tem bem definidos os tempos em que as ações ocorrem, em alguns casos pode-se subverter a ordem como: começando pelo presente, voltando ao passado e almejando o futuro, mas a história quando contada em ordem cronológica costuma ser mais envolvente;
2 – Traga sentimentos: É importante deixar claro quais sentimentos motivaram as atitudes e acontecimentos, trazer sentimentos gera identificação e comprometimento;
3 – Utilize o humor: Quando possível, utilizar o humor pode ser uma ferramenta para criação narrativa;
4 – Não se prolongue demais: Uma história eficiente é também concisa;
5 – Envolva o público: Cite na história, fatos que são de conhecimento do público-alvo.
Esses são os passos básicos para criar uma narrativa, é possível inovar e adaptar a história a cada ocasião.
Utilizando storytelling na Gestão de Pessoas.
A utilização do storytelling em sua empresa é uma forma eficiente de comunicação na Gestão de Pessoas, podendo auxiliar em diversos pontos. Abaixo iremos apresentar alguns deles:
- Recrutamento e Seleção: O storytelling pode ser uma maneira rápida de apresentar a história da organização aos candidatos;
- Apresentação de novos objetivos organizacionais: Apontar a trajetória e conquistas da organização pode embasar o surgimento de novos objetivos e deixar toda equipe engajada;
- Criação da identidade empresarial: Contar a história de determinada equipe ou setor da organização pode gerar uma imagem nova, que gere identificação no grupo e sensação de pertencimento.
- Apresentação de um novo produto: Antes de apresentar um produto ao público, este pode ser lançado internamente, para essa divulgação a utilização do storytelling contando todo o desenvolvimento do produto até o momento do seu lançamento, é uma ótima oportunidade para criar engajamento e comprometimento dos colaboradores da empresa para produção, divulgação e vendo do produto.
Agora basta escolher a melhor opção para empregar este recurso