Pesquisa de Clima Organizacional: obtenha mais engajamento de sua equipe!

Jarbas

Jarbas da Vitória Junior em MoveYouUp
Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial.É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico,Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.
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O ambiente empresarial é naturalmente mutável, por isso é fundamental que a administração e a liderança saibam direcionar as mudanças de maneira favorável à organização.

O clima organizacional influencia na relação entre os colaboradores, na produtividade das equipes e no desempenho organizacional como um todo, além de que empresas com melhores ambientes organizacionais tendem a manter em sua equipe os melhores profissionais.

Mas como melhorar o clima organizacionalde sua empresa? O primeiro passo é elaborar uma Pesquisa de Clima Organizacional, já que através dela é possível detectar todos pontos que a empresa precisa conhecer para poder propor melhorias. Somente o fato de se realizar essa pesquisa e demonstrar interesse na opinião dos colaboradores já traz engajamento da equipe, entretanto, é fundamental que os resultados sejam apresentados aos colaboradores e que as melhorias propostas por eles sejam conversadas e implementadas dentro das condições e de acordo com os objetivos da empresa.

Vamos falar de como realizar a pesquisa de clima organizacionale seus benefícios.


Benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta utilizada para realizar o diagnóstico de toda a empresa, tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista dos colaboradores em relação a gestão da empresa.

Um dos principais benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional é auxiliar a alta administração a entender a dinâmica daquela organização e planejar melhorias no clima, já que, com isso, incentiva-se o comprometimento dos colaboradores.

Ter uma equipe engajada é fundamental para a empresa atingir as metas, a visão e os objetivos organizacionais, logo, podemos afirmar que realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional é o primeiro passo para conseguir estabelecer um clima organizacionalpositivo e sadio, que incentive a produtividade e desenvolvimento de novas ideias.

Outras consequências positivas que a Pesquisa de Clima Organizacional pode trazer direta e indiretamente, segundo Sorio (2008), são:

  • Promover o interesse e desenvolvimento dos colaboradores;
  • Alinhar a cultura com as ações efetivas da empresa;
  • Otimizar a comunicação;
  • Integrar setores e processos;
  • Diminuir a rotatividade;
  • Aumentar a satisfação de todos steakholders.

 Através da Pesquisa de Clima Organizacional, abre-se um canal de comunicação para ouvir as opiniões dos colaboradores, o que gera um sentimento de participação e integração nas tomadas de decisões.


Como realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional?

Já pontuamos a importância de se realizar uma pesquisa de clima organizacional, agora é hora de aplicá-la, para isso, alguns passos simples podem te orientar:

1 – Planeje antecipadamente: O planejamento é fundamental para realizar a pesquisa de clima organizacional, com ele será possível aplicar a pesquisa sem atrapalhar as atividades rotineiras;


2 – Defina perguntas específicas: As perguntas devem apresentar resultados possíveis de serem mensurados, portanto, pode-se organizar as perguntas por tópicos ou áreas de interesse;


3 – Certifique-se que o processo seja confiável: Para os participantes, é fundamental se sentirem seguros durante a pesquisa, portanto, seja transparente quanto às etapas do projeto e tenha medidas de verificação;


4 – Estabeleça um cronograma: Nele deve conter todas etapas necessárias, como planejamento, divulgação, aplicação e apuração dos dados;


5 – Crie um canal de comunicação: Defina o meio pelo qual será aplicada a pesquisa;


6 – Aplique a pesquisa: Quanto maior o número de participantes, mais confiável serão os resultados;


7 – Divulgue os resultados.

Esses são os passos básicos para aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional, mas, dependendo das particularidades de sua empresa, pode ser necessário a inclusão de alguns outros processos.

Como dito anteriormente, a pesquisa é só a primeira etapa para realizar um Diagnóstico de Clima Organizacional, para você que já possui os resultados, iremos passar informações de como realizar o diagnóstico completo. 


Depois da pesquisa: Diagnóstico de Clima Organizacional.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para realizar o diagnóstico de clima organizacional, mas quais são as outras etapas?

Definição dos problemas: Nesta etapa deve ser definido qual objetivo da execução do diagnóstico e quais áreas serão estudadas;


Coleta e Análise de Dados: A pesquisa de clima faz parte desta etapa;


Planejamento da Intervenção: Com base nos resultados obtidos será definido o plano de ações para solucionar os problemas detectados.


 Com a realização de forma correta do Diagnóstico de Clima Organizacional, será possível direcionar sua organização a construção de um ambiente interno equilibrado, que fomente o cumprimento de metas, comprometimento da equipe e desenvolvimento de processos e das pessoas, pois como a Pesquisa de Clima Organizacional é feita com a participação dos funcionários, você irá obter resultados mais condizentes com a realidade da empresa sob a ótica de seu púbico interno que dará contribuições inestimáveis para o alinhamento das estratégias da empresa.

Agora basta implementar a pesquisa em sua organização!

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Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial. É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico, Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.