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Entenda como esse processo pode ajudar – e muito – na evolução pessoal, profissional e da carreira por meio da conquista de metas e objetivos bem definidos.
Atualmente, temos ouvido falar com muita frequência sobre coaching. Diariamente, nos são apresentadas diversas modalidades de coaching, como Coaching de Carreira, Coaching de Relacionamentos, Coaching Financeiro, Coaching para Emagrecimento, entre outros. Essas modalidades estão relacionadas diretamente ao life coaching, uma metodologia que auxilia as pessoas a realizar metas pessoais.
Mas afinal o que é coaching?
Sem entrar no mérito da etimologia da palavra, coaching é um processo no qual o cliente, denominado coachee, busca melhorar o desempenho para alcançar metas e objetivos por meio da assistência de um profissional, denominado coach.
Para que o processo de coaching possa ser iniciado, é necessário que o coach auxilie o seu coachee a identificar em que ponto ele se encontra atualmente, esse é o ponto de partida do coaching. O segundo passo é o coachee estabelecer onde ele quer chegar. Esses dois pontos estabelecido, chega a hora de se definir como o coachee irá chegar ao seu objetivo. Ai que, efetivamente, se inicia o processo de coaching, pois se o coachee não tem claro com ele onde ele está e não sabe para onde quer ir, não há o que se possa ser feito, pois essas premissas são fundamentais para o coachee estabelecer seus objetivos.
Esse processo é realizado em sessões semanais de atendimento conduzidas pelo coach, com duração média de uma hora. O número de sessões será adequado à necessidade do cliente. O processo de coaching será encerrado quando o cliente se sentir apto para atingir suas metas e objetivos.
A condução dessas sessões se dá por meio de perguntas que têm por objetivo estimular e levar o coachee a reflexão sobre os pontos aos quais ele precisa se ater para tornar possível a realização das metas, sejam elas pessoais ou profissionais. Esses fatores podem ser externos ou internos, e cabe ao coach, por meio de técnicas específicas, estimular o cliente (coachee) a buscar os recursos, que ele mesmo tem, para lidar com os fatores que poderão impulsioná-lo no alcance dos objetivos.
No processo de coaching, é fundamental o comprometimento do coachee com a meta, pois, por mais contraditório que possa parecer, em muitos casos os coachees tendem a somente se comprometer com as sessões, não trabalhando no intervalo entre elas os comportamentos que o aproximarão do alcance da meta.
Costumamos dizer no processo de coaching que o coach é amigo da meta. Isso quer dizer que o coach está comprometido com a meta do cliente, pois ela é o objeto das sessões, e os resultados somente virão se o foco de ambos for a meta.
No que diz respeito à meta propriamente dita, é importante que seja “calibrada” na primeira sessão para garantir que seja alcançável. Para tanto, precisa ser objetiva (não deixando dúvidas do que se trata), mensurável (que pode ser medida), deve ter um responsável, deve ser realista e precisa ter um tempo determinado para ser cumprida.
No que diz respeito ao tempo, para mantermos o coachee motivado e comprometido, trabalhamos com metas intermediárias de curto prazo, que precisam ser cumpridas no intervalo entre as sessões. Para buscar o cumprimento dessas metas intermediárias, ao final de cada sessão o coachee se compromete a realizar as atividades previstas em um plano de ação, elaborado por ele mesmo, e posicionar na sessão seguinte o coach quanto ao cumprimento do referido plano. O cumprimento sequencial dos planos de ações é a forma mais efetiva de o cliente alcançar os objetivos.