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Liderança e inovação se tornaram palavras comuns na descrição do perfil dos candidatos procurados para as oportunidades no mercado de trabalho. Duas características que, não muito tempo atrás, eram vistas como um grande diferencial e fator de decisão entre os candidatos, atualmente se tornaram apenas mais uma exigência na maioria das organizações.
Essas características passaram, na verdade, a serem muito necessárias e uteis para o desenvolvimento dos negócios. Uma vez que a globalização tornou a interação entre organizações mais fácil, também fez com que essas relações se tornassem mais competitivas e aceleradas.
Mas, afinal, o que é, como desenvolver e quais são os verdadeiros benefícios de se ter pessoas líderes e inovadoras nas equipes e nas empresas atualmente?
O que é liderança e inovação?
Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, pessoas com perfil de liderança não precisam e não vão, necessariamente, ocupar cargos de liderança. As características de liderança podem levar uma pessoa a um cargo de liderança, mas essa não é uma regra.
Quando as empresas exigem pessoas com características de liderança para comporem o seu quadro de colaboradores, significa dizer que a empresa prioriza e busca pessoas que sejam capazes de se desenvolverem, de desenvolverem outras pessoas compartilhando conhecimento, ideias e boas ações, de trabalharem em grupo e que tenham foco na busca por resultados.
Pessoas inovadoras, geralmente, apresentam uma alta capacidade criativa, são independentes, proativas, conseguem fazer a leitura do ambiente em que estão inseridas e propor soluções partir da identificação das necessidades do grupo, possuem capacidade de abstração, empatia, inteligência emocional para lidar com diferentes situações, são bons ouvintes, bons negociadores e bons vendedores além de apresentarem ótima capacidade de comunicação para externas e defender suas ideias e pontos de vista.
Essas características tão bem-vistas pelo mercado de trabalho trazem diversos benefícios para as organizações.
Benefícios da liderança e inovação
Um ambiente de trabalho que estimula e incentiva atitudes e comportamentos de liderança e inovação tende a desenvolver com mais facilidade o entendimento entre as pessoas envolvidas nos projetos e nas tarefas cotidianas, como os clientes, membros da própria equipe e parceiros.
Além disso, a liderança e a inovação, quando trabalhadas com sinergia no ambiente de trabalho, estimulam a criatividade e motivam as pessoas e equipes a desenvolverem e buscarem resultados com qualidade, promovendo curiosidade e criando oportunidades de negócio até então não exploradas.
Um ambiente de trabalho inovador promove e estimula ideias brilhantes e possíveis de saírem do papel. Porém, a inovação por si só e de forma isolada pode trazer muitas boas ideias para serem discutidas, mas sem o comportamento e a atitude de líder, essas ideias podem se concretizarem.
Logo, a inovação estimula a criatividade e a curiosidade em busca de ideias e soluções diferentes, enquanto a liderança tende a efetivar essas ideias e transformá-las em resultados visíveis.
Por isso, estimular, buscar e contribuir para um ambiente inovador é tão importante para as organizações como desenvolver e manter um comportamento de liderança em todas as pessoas envolvidas, independente do cargo que ocupam.
Como desenvolver um bom ambiente de trabalho?
O excesso de compromissos e a velocidade com que as decisões precisam ser tomadas diariamente tendem a diminuir a nossa capacidade e curiosidade em desenvolver nossas habilidades. Com isso, com o passar dos dias, algumas pessoas se demonstram estressadas, irritadas e visivelmente cansadas. Essas sensações e sentimentos prejudicam de forma arrebatadora o desenvolvimento e a manutenção de um bom ambiente de trabalho.
Para desenvolver e manter um ambiente de trabalhão saudável e estimulante, então, é preciso investir, principalmente, em pessoas. Afinal, as pessoas formam as empresas e os resultados que as organizações precisam. Logo, se a organização não consegue manter um bom resultado ou tem dificuldade em estimular um ambiente de trabalho, o primeiro passo é investigar o nível de satisfação das pessoas que fazem parte dessa organização.
Geralmente, um ambiente de trabalho que concede autonomia e responsabilidade aos seus colaboradores, tende a desenvolver equipes mais estimuladas e envolvidas com os negócios, favorecendo a formação de líderes competentes e comprometidos, alinhados com as estratégias da empresa.
Ao mesmo tempo, a autonomia e a responsabilidade permitem que os líderes e suas equipes tomem decisões mais ousadas, baseadas em ideias mais criativas e inovadoras.
Logo, podemos afirmar que para garantir liderança e inovação presentes e atuantes nos ambientes de uma organização é preciso estar aberto para duas “permissões”: autonomia e liberdade e que os colaboradores entendam que quanto maior for essa autonomia, maior será a sua responsabilidade na condução das atividades que lhe forem atribuídas. Cabe aqui a célebre frase do “tio Ben” ao Peter Parker, no caso o Homem Aranha, “grandes poderes requerem grande responsabilidade”. Para a maioria dos colaboradores, isso é sinônimo de confiança, o que traz mais incentivo para que continuem se dedicando e buscando as melhores soluções para as suas atividades e para e empresa de uma maneira geral.