Avaliação de Desempenho: conheça sua equipe e tenha um time extraordinário

Jarbas

Jarbas da Vitória Junior em MoveYouUp
Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial.É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico,Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.
Jarbas

Toda empresa é composta por pessoas, são elas que formam a imagem da organização e possibilitam alcançar metas e resultados, ou seja, seus colaboradores formam sua empresa.

Como saber como cada indivíduo está executando suas atividades e dar retorno para ele de suas ações? Para isso existe uma ferramenta chamada Avaliação de Desempenho.

Vamos explorar a análise de desempenho e como ela pode ser utilizada!


O que é a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma forma de analisar o desempenho individual ou da sua equipe de trabalho, quando aplicada corretamente é considerada muito eficaz. Nesse tipo de avaliação podemos verificar os seguintes requisitos:

  • Postura;
  • Conhecimento Técnico;
  • Relacionamentos;
  • Comportamentos relevantes.

Por que realizar a avaliação de desempenho?

Realizar a avaliação de desempenho possibilita o acompanhamento de sua equipe profissional e o direcionamento de ações para atingir os objetivos da organização, além disso os ganhos são mútuos.

Os colaboradores, por exemplo, recebem o feedback de sua avaliação, onde podem corrigir os comportamentos não desejados, evoluindo assim profissionalmente, além de ter o reconhecimento de suas atitudes positivas.

Para a empresa, torna-se possível visualizar e intervir nas falhas da equipe, enquanto os gestores os gestores passam a ter mais ferramentas para tomada de decisões.

Portanto, realizar a avaliação de desempenho traz vários benefícios, o que a torna o processo fundamental para o bom funcionamento da organização.


Critérios para a Avaliação de Desempenho

Antes de realizar a avaliação de desempenho é necessário entender os padrões de desempenho em cada cargo.

Para que os processos da organização funcionem corretamente é preciso definir as atribuições de cada cargo, ou seja, quem é responsável pelo que.

A descrição do cargo deve conter as atividades e tarefas que devem ser executadas e as especificações do que se espera do responsável pela função. Isso servirá de base para criação dos itens para a avaliação de desempenho, já que nela será avaliado o cumprido dos requisitos exigidos para o cargo.

No caso de avaliação de desempenho da equipe, o critério será baseado na expectativa que se tem de objetivos e resultados do conjunto de colaboradores, porém, para se ter o resultado do conjunto precisa-se ter, primeiramente, os resultados individuais.


Tipos de Avaliação de Desempenho

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, porém citaremos aqui os mais utilizados pelas empresas, quais sejam:


Autoavaliação:

Cada funcionário é responsável por qualificar seu próprio desempenho, tendo como base critérios pré-definidos.


Avaliação 90º ou por autoridade:

Esse tipo de avaliação é realizada por algum superior que tenha convívio com as atividades e resultados entregues pelo colaborador devendo ter conhecimento suficiente das atividades do colaborador para atribuir uma qualificação, sendo normalmente o gerente ou líder do setor.


Avaliação 180 graus ou avaliação conjunta:

Neste caso, o líder/autoridade realiza a avaliação com base em metas e objetivos e há o feedback do colaborador, que apresenta sua autoavaliação. A partir da avaliação do líder e da autoavaliação, a um conjunto de argumentações entre eles para se definir qual será a avaliação final, podendo ser mantida ou alterada as avaliação previamente realizadas por ambas as partes.


Avaliação 360:

É um processo em que cada colaborador além de realizar uma autoavaliação, é avaliado pelas principais pessoas que trabalham com ele, incluindo seu gerente ou superior direto, seus colegas de trabalho do mesmo nível (pares) e seus subordinados. Na avaliação 360°, também podem ser envolvidos outros tipos de pessoas relacionadas ao colaborador, como clientes, parceiros, participantes do mesmo projeto, e qualquer outra pessoa que possa oferecer feedback ao colaborador sobre os itens da avaliação.


Avaliação por indicadores:

Neste caso, a empresa utiliza o alcance ou não de indicadores pré-definidos para determinar o resultado da avaliação.

Não há como definir um modelo melhor ou pior, o fator decisivo será aquele capaz de trazer as informações que cada empresa precisa e se adapte às suas necessidades.

Depois de escolher qual utilizar é preciso estar atento para não cometer erros durante a execução da avaliação.


Como evitar erros na Avaliação de Desempenho?

Para que não haja erros na avaliação de desempenho separamos algumas dicas:

Treine sua equipe:

Capacite sua equipe para aplicar e receber a avaliação de desempenho, informar os objetivos desse processo e como agir é a melhor maneira de evitar o surgimento de conflitos internos.


Estabeleça um padrão para a apresentação dos resultados da avaliação:

Temos que ter em mente que o objetivo do feedback da avaliação ao funcionário é promover a melhora contínua, portanto este retorno deve ser dado da maneira correta, evitando assim a desmotivação.


Considere o histórico do colaborador:

É importante considerar toda trajetória do colaborador na organização, não só o momento da avaliação.


Pontue os pontos positivos e os pontos a desenvolver:

Talvez esta seja a dica mais importante, a avaliação de desempenho, não se deve nesse momento somente indicar as falhas, é preciso, principalmente, reconhecer acertos, são eles quem determinaram a direção que o colaborador deve seguir.

Com a Avaliação de Desempenho é possível melhorar o desenvolvimento do profissional e da empresa simultaneamente, e assim atingir os objetivos e metas estabelecidos.

About The Author
Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial. É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico, Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.