Jarbas
Últimos posts por Jarbas (exibir todos)
- Aumente seus resultados com a Inteligência Emocional - 11 de agosto de 2019
- Você quer ter uma equipe de alta performance? Desenvolva os talentos de seus colaboradores - 11 de agosto de 2019
- Storytelling: Uma poderosa ferramenta para gestão de pessoas - 11 de agosto de 2019
Um dos processos mais desafiadores na maioria das empresas é o processo de recrutamento e seleção de pessoas que irão compor o time e representar a empresa e os negócios em diversas situações. Em todos os níveis hierárquicos e em todos os setores da economia, encontrar a pessoa certa para a posição certa é como encontrar a galinha dos ovos de ouro.
Estudos realizados por universidades de todo o mundo, mostraram que a um dos maiores erros dos processos de recrutamento e seleção da grande maioria das empresas está em avaliar apenas as características e competências técnicas para desenvolver as atividades de um determinado cargo.
Atualmente tem-se verificado que as questões comportamentais e emocionais em dissonância com os valores das empresas têm elevado consideravelmente o índice de rotatividade nas empresas, além de serem responsáveis pela desestruturação de equipe consideradas solidas e produtivas. Nesses casos verificamos o velho jargão, há muito ditos por nossas avós sobre “a laranja podre que compromete as demais laranjas do saco”. Esse é um dos principais riscos que as empresas correm ao não consideraram as questões emocionais e comportamentais no recrutamento e na seleção de seus colaboradores.
A falta de preparo pessoal e emocional para assumir determinadas responsabilidades é muitas vezes demonstrado em ignorância, arrogância, abuso de autoridade, indiferença e desânimo ao desempenhar as atividades do dia a dia. Esses comportamentos refletem diretamente nos resultados do colaborador e da equipe como um todo, pois contribui para que os demais componentes da equipe se sintam mal em relação a esse indivíduo, o que fatalmente colocará em risco a consistência da equipe.
Vale ressaltar que esse cenário se torna ainda pior quando há o confronto de entre gerações muito diferentes e contrárias, como por exemplo pessoas experientes que cultivam uma postura mais passiva no ambiente de trabalho, muito comum nas gerações da década de 60 e 80, com pessoas menos experientes que assumem uma postura mais agressiva e competitiva, características comuns das gerações mais jovens.
Especialistas sugerem, então, que para driblar esses momentos de tensão e não comprometer os negócios e os resultados das organizações, os líderes e executivos das organizações busquem por empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção, garantindo maior probabilidade de acerto nas características comportamentais exigidas pela empresa para o cargo, atuando com bastante agilidade e gerando uma considerável redução nos custos gerais da empresa.
Benefícios de terceirizar os processos de recrutamento e seleção
Terceirizar os processos de recrutamento e seleção pode trazer diversos benefícios e vantagens para as empresas que optam por fazê-lo. Veja, a seguir, as três principais vantagens dessa modalidade.
1. Custo.
Nos últimos anos, os avanços tecnológicos contribuíram e facilitaram muito a vida e os negócios, de uma forma geral. Os processos de recrutamento e seleção tornaram-se fontes de estudo, pesquisa e um motivador para o desenvolvimento de ferramentas e tecnologias especificas desse trabalho. Por se tratar de um processo altamente complexo e subjetivo e também por impactar diretamente nos resultados das organizações as tecnologias desenvolvidas destinadas aos processos de recrutamento e seleção, normalmente, exigem mão de obra especializada, treinamentos específicos e investimentos consideravelmente altos para as organizações. Se o processo de recrutamento e seleção não faz parte do produto final de uma determinada empresa, esses custos podem ser inviáveis. Outro ponto importante, no que tange a terceirização dos serviços, diz respeito aos custos com as demissões de pessoal. Esses custos podem chegar a 60% do salário anual do colaborador desligados se considerarmos os custos legais com seu desligamento e os custos decorrentes da ausência temporária do colaborador e de sua posterior recolocação. Logo, a terceirização desses processos se mostra mais vantajosas e lucrativas para as organizações.
2. Velocidade.
Quando a empresa opta por terceirizar os seus processos de recrutamento e seleção, estará investindo também em velocidade de contração. Normalmente, as empresas de recrutamento e seleção possuem um banco de dados detalhado e robusto com os mais diversos perfis de profissionais. Assim, ao contrário da empresa, muitas vezes os especialistas em recrutamento e seleção, normalmente, recorrem aos seus bancos de dados para encontrar os profissionais mais adequados às oportunidades do mercado. Os especialistas que atuam diretamente e diariamente com pessoas e com processos de recrutamento e seleção, tendem a identificar com mais rapidez o perfil adequado para a vaga proposta e também possuem maior conhecimento para formular e conduzir os processos. Por isso, em vez de dedicar tempo e recurso nos processos de recrutamento e seleção, os líderes e executivos podem se dedicar diretamente aos processos que agreguem valor imediato ao negócio em que atuam, produto ou serviço.
3. Índice de acerto na contratação
Com profissionais habilitados e capacitados e com a tecnologia necessária para realizar um bom processo de recrutamento e seleção, as empresas especializadas nesses serviços tendem a ter uma capacidade maior de acerto nas escolhas e na seleção dos candidatos, o que reduz, consideravelmente, os índices de desligamento e de problemas relacionados ao mal posicionamento das pessoas dentro das empresas.
Um funcionário satisfeito, motivado e posicionado corretamente de acordo com suas competências e habilidades dentro da organização tende a entregar mais e com maior qualidade.
Logo, a terceirização dos processos de recrutamento e seleção busca encontrar os profissionais certos para as vagas, em um curto período de tempo e à custos reduzidos, levando à organização a aumentar, consideravelmente, os seus resultados.