Sorria! O bom humor melhora o resultado da sua equipe

Jarbas

Jarbas da Vitória Junior em MoveYouUp
Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial.É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico,Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.
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Muitas pessoas associam o ambiente de trabalho como um lugar sério, onde padrões de comportamento devem ser rígidos e brincadeiras não devem ser permitidas, todavia, alguns estudos vêm para modificar essa visão, introduzindo a ideia de que o local de trabalho também possa ser um local de diversão e bom humor.

Não vamos confundir a liberdade para agir com bom humor no serviço com falta de profissionalismo, a brincadeira só é válida quando agrega, não ofende e não foge do controle.

Pelo menos isso é o que o estudo realizado por Marco Sampietro, chamado Humour at Workplace (em tradução livre, “Humor no ambiente de trabalho”) concluiu, isso porque a Universidade de Bocconi, em Milão, reuniu 1860 pessoas da Itália, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Rússia e Japão, e concluiu que 98% se consideram bem-humoradas no serviço e 99% acham essa atitude positiva.

Este resultado não surpreendeu, já que é de senso comum que um bom ambiente de trabalho, onde há uma equipe integrada entre si, é mais produtivo e um local melhor para se trabalhar, já que as pessoas ficam mais motivadas, enquanto locais com alta carga de stress minam a capacidade produtiva do colaborador.

Mas quais são os benefícios dessa prática no ambiente empresarial?

Vantagens do bom humor no ambiente de trabalho

Conforme exposto acima, o bom humor no ambiente de trabalho é aceito e bem-visto pela maior parte das pessoas, sendo elas de diversas nacionalidades, mas e para as organizações, isso é vantajoso?

A resposta é sim! Tem-se visto cada vez mais benefícios em empresas que aderem a criação de ambientes cada vez mais descontraídos, são eles:

O bom humor é aliado a flexibilidade

Em conversas mais bem-humoradas e em espaços onde o humor é incentivado, a probabilidade de ocorrerem acordos em debates acirrados e na criação de projetos que atendam aos interesses da equipe é muito maior;

Diminuição do estresse

A própria jornada de trabalho e o ambiente corporativo podem aumentar os níveis de estresse, já bom humor auxilia na quebra desse clima pesado, melhorando assim o rendimento da equipe;

Estimula a criatividade

Na realidade, este item é consequência do anterior, ambientes com menos estresse são mais propensos a serem ambientes criativos;

Humaniza gestores e colaboradores

O senso de humor integra a equipe, de forma que todos criam laços e identificam que todos estão “no mesmo barco”;

Reduz a ausência de funcionários e a rotatividade

Em um ambiente “mais leve” a satisfação dos colaboradores aumenta e, por conseguinte, reduz os níveis de ausência e de afastamento dos colaboradores em função de estresse, ansiedade e depressão, além disso os funcionários ficam mais motivados e fidelizados a empresa, diminuindo a rotatividade.

Facilita a comunicação

Locais descontraídos trazem mais abertura para comunicação, já que a equipe se sente mais próxima.

Essas são as principais vantagens de se criar um ambiente que favoreça o bom humor, mas é necessário tomar cuidado com alguns fatores, que serão listados no próximo tópico:

 Pontos de atenção ao criar ambientes com humor na organização.

Como visto, a prática de bom humor na empresa possui retornos positivos, mas é preciso incluir limites para que seja possível ter bons resultados. Alguns pontos de atenção são:

Respeito ao espaço individual

Alguns colaboradores culturalmente podem não gostar de brincadeiras, portanto é fundamental respeitar as diferenças;

O humor não pode ser exclusivo

Um ambiente bem-humorado pode ter brincadeiras com situações cotidianas, acontecimentos engraçados, mas nunca, de maneira alguma, depreciar alguém da equipe;

Cada colaborador tem seu tempo

Permitir e estimular o bom humor é diferente de exigir o humor na postura profissional, muitos funcionários apreciam a prática, mas sua personalidade não condiz com as ações;

Tudo que é demais é ruim

Os momentos de humor não podem tirar foco do que realmente importa: o trabalho. Existem momentos certos para cada ipo de comportamento;

Excessos de piadas remetem a imaturidade

O comportamento de fazer piadas com tudo e toda hora passa a mensagem de imaturidade.

Ainda assim, visto o tanto de benefícios proporcionados pela prática do humor no ambiente de trabalho, tomar estas precauções e orientar a equipe a respeito delas torna-se uma tarefa fácil.

Uma boa alternativa para líderes que começarão a implementar essa metodologia é adaptar o ambiente físico de forma que as interações possam ocorrer com mais frequência.

Indubitavelmente, trabalhar em um ambiente leve e agradável aumenta a produtividade e a satisfação pessoal.

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Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial. É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico, Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.