05 Estratégias de RH para resultados incríveis

Jarbas

Jarbas da Vitória Junior em MoveYouUp
Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial.É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico,Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.
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Com a globalização e a competitividade cada vez mais agressiva no mercado de trabalho, tanto entre os candidatos quanto entre as próprias empresas, atrair e reter talentos se tornou um desafio para a grande maioria das organizações, fazendo com que seja extremamente importante o desenvolvimento de estratégias de RH eficientes e inovadoras.

Dentre as inúmeras funções do departamento de Recursos Humanos das organizações, a de reter talentos nas organizações seja, talvez, uma das mais difíceis e complexas de serem trabalhadas. 

O capital intelectual e humano de uma organização, independentemente de seu setor de atuação, é o maior e mais importante bem de uma empresa. Afinal, os bons resultados de uma empresa são feitos a partir do trabalho executado por bons profissionais. Logo, os resultados de uma organização têm um vínculo e uma dependência muito forte com as estratégias de RH.

Quando olhamos para as empresas mais queridas pelo mercado e que apresentam os resultados mais significativos, tanto econômicos quanto financeiros e por conseguinte possuem um grande valor de mercado, verificamos que um dos alavancadores desse desempenho é a satisfação dos colaboradores em fazerem parte da empresa.

Mas, então, quais seriam essas estratégias de RH tão positivas que influenciam os resultados das empresas e, principalmente, por que algumas empresas ainda não investem nisso?


Por que algumas empresas não investem em boas estratégias de RH? 

Muitas organizações, grandes e pequenas, ainda têm dificuldade de reter talentos e desenvolver bons resultados. Isso acontece por diversos motivos, mas principalmente por não investirem nas estratégias certas que lhes garantirão resultados extraordinários.

Como falamos, empresas e resultados são feitos por pessoas, logo se uma empresa não atinge o resultado desejado, podemos imaginar que está mantendo as pessoas erradas em seu time ou, pior ainda, não está desenvolvendo os bons profissionais a ponto de mantê-los fazendo parte da organização.

Investir em desenvolvimento humano exige investimento em treinamento, ambiente agradável e estimulante e a capacidade e confiança em ceder autonomia e responsabilidade aos seus colaboradores. O que não significa, necessariamente, fazer grandes investimentos financeiros, como veremos em alguns exemplos a seguir.

As estruturas organizacionais têm mudado bastante, transformando seus ambientes e dado maior flexibilidade e possibilidades de desenvolvimento para seus colaboradores. Porém, ainda há muito o que se fazer para alcançar o patamar ideal.

Vejamos algumas estratégias simples e que exigem pouco investimento, mas que prometem bons resultados.


5 estratégias essenciais de RH

1. Acompanhamento profissional

O primeiro passo para fazer o funcionário se sentir confortável no ambiente e com a atividade em que trabalha é dando a ele o suporte necessário. Isso pode ser feito de forma bem simples, com conversas, questionários, avaliações anônimas que busquem conhecer o nível de satisfação do colaborador e mantê-lo estimulado.


2. Feedback

Não só ouvir o que o colaborador sente e percebe em suas atividades, é importante também responder aos seus maiores questionamentos. Os bons profissionais tendem a sentir necessidade de saber como o seu trabalho e os seus resultados estão sendo vistos pela empresa. Perceba que, até agora, não foi necessário nenhum investimento extra, apenas uma maior aproximação e escuta dos colaboradores.


3. Invista em qualificação

O mercado busca profissionais qualificados o tempo inteiro. Por isso, muitas empresas ainda alimentam o pensamento arcaico de que qualificar um profissional contribui para que ele saia da empresa em busca de oportunidades melhores. Porém, vale pensar que pior do que perder um bom profissional qualificado para o mercado é manter profissionais desatualizados e pouco motivados em trazer resultados para si e, consequentemente, para a organização.


4. Comunicação aberta

Um conceito cada vez mais explorado pelas organizações líderes de mercado é a comunicação aberta com seus colaboradores, transformando a comunicação em uma via de mão dupla, onde os colaboradores se sentem à vontade em expor suas percepções, assim como recebem as informações necessárias para que desempenhem suas atividades com qualidade e comprometimento.


5. Campanhas integradoras

Um ponto muito comum entre as empresas que se destacam no mercado está no investimento de campanhas e eventos que promovam uma maior integração das pessoas entre si, com seus superiores e também com a comunidade da qual fazem parte. Por isso, o investimento de promover, por exemplo, uma palestra para parabenizar pelos resultados do ano ou a oportunidade de os colaboradores poderem trazer suas famílias para conhecer seu ambiente de trabalho, pode aumentar o sentimento de pertencimento, aproximando as pessoas e estimulando a buscarem por soluções e resultados.

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Jarbas da Vitória Junior, é sócio-diretor da MOVEYOUP – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios e criador do Programa LEADER UP para Desenvolvimento de Executivos e Gestores, Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da Fundação Dom Cabral é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, Pós-graduação em Coaching, MBA em Logística Empresarial e Pós-graduação em Contabilidade Gerencial. É palestrante, Consultor em Planejamento Estratégico, Instrutor de treinamentos, Executive Coach, Professional Coach, Mentor de executivos e empreendedores, Analista comportamental DISC/Profiler, Analista comportamental ASSESS e Analista de comportamento empreendedor QEMP.